Durante a minha formação em tecnologia ouvi muito falar sobre TI alinhada ao negócio. Mas o que seria isso? Pra que serve? Como funciona? Quais as vantagens? Existem desvantagens? Como começar? Na prática, isso existe mesmo?
TI aliada ao negócio nada mais é que o departamento de TI trabalhando em conjunto com alta diretoria na resolução dos problemas. Serve para maximizar o esforço, sintetizar os processos e automatizar todas as tarefas, fazendo com que o trabalho do dia a dia fique mais fácil, prático e rápido, sem perder a qualidade, muito pelo contrário, agregando valor.
É simples. Começa com um departamento de TI e esse departamento precisa estar muito bem estruturado com seus coordenadores, gerentes, líderes e demais colaboradores dentro da cultura da empresa. Eles precisam saber tudo sobre a empresa; cada mínimo detalhe fará diferença na compreensão de como a organização funciona como um todo, e isso será o principal diferencial competitivo.
Uma vez que toda a parte de infraestrutura está pronta e a TI está fazendo parte de todos os processos organizacionais da empresa, você começa a ver as vantagens: como aumentar a produção, a produtividade, o aumento da qualidade, a melhoria nas entregas, a documentação polarizada dos processos, a melhor comunicação entre equipes e departamentos internos.
Teoricamente, não existem desvantagens, pois é um processo que visa aumentar a qualidade da empresa como um todo. Você pode ter, no primeiro momento, dificuldades na implementação e adesão à cultura, e um certo período de tempo de adaptação dos colaboradores, ou até mesmo na demora da entrega dos projetos iniciais para entender como funciona todo o mecanismo.
Inicialmente, antes de estar completamente aliado ao negócio, é necessária uma equipe de TI estruturada da forma adequada, de acordo com o quadro organizacional da empresa, seja com um gerente, um diretor de TI, coordenadores, supervisores, líderes técnicos e outros gestores, e assim por diante.
Depois, é preciso documentar e recomendar todos os processos que envolvem o ambiente TI e manter a documentação ativa. Depois que tudo isso estiver pronto, é hora de conversar com a diretoria da empresa, o presidente da empresa, explicar para eles e elaborar um plano de implementação e realizar workshops, palestras e treinamentos dentro da empresa para explicar como serão os novos processos adotados e as novas ferramentas.
Mas tome cuidado: muito se fala disso, mas pouco é feito. Até hoje conheci pouquíssimas empresas que tinham o departamento de tecnologia presente no negócio como um todo. Se você pegar alguns exemplos, verá que a empresa é de tecnologia, e a própria empresa não leva em consideração a tecnologia na prática.